PROGRAMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR – MUTIRÃO CONTRA A FOME

O QUE É?

O Programa de Segurança Alimentar, desenvolvido pela Paróquia Santa Clara, é um projeto que  visa ser um suporte temporário de auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social, levando em consideração que o alimento é garantia básica à dignidade humana. Atualmente a paróquia atende 500 famílias de forma contínua e aproximadamente 80 famílias em situação emergencial.

PARA QUEM É?

Para famílias com crianças, idosos, portadores de limitações, físicas ou mentais, que estejam vulneráveis por falta de emprego, de acesso aos direitos sociais e políticas públicas.

COMO ACONTECE?

O trabalho é realizado a partir de uma parceria entre a Paróquia Santa Clara, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Lomba do Pinheiro e Serviço de Atendimento Familiar (SAFs).

A arrecadação dos alimentos é feita através de parcerias com a CONAB, CÁRITAS da Arquidiocese de Porto Alegre, Paróquia Santa Cecília, amigos e das comunidades católicas da Lomba do Pinheiro.

A seleção das famílias é feita a partir de entrevistas e visitas.  As famílias selecionadas ingressam no Programa de Segurança Alimentar recebendo uma cesta básica, participam de encontros de formação (reuniões mensais), com temas relacionados às suas necessidades, conforme observações no processo de inclusão.

No decorrer do acompanhamento a equipe envolvida busca articular possibilidades externas de inserção no mercado de trabalho e acesso aos direitos. Para auxiliar neste processo de inserção no mercado de trabalho, a Paróquia oferece algumas oficinas: sabão ecológico caseiro, a partir do recolhimento do óleo de cozinha saturado, artesanatos a partir de garrafas pet, corte e costura, fuchico, música (violão), coral infantil e relações humanas.

As famílias devem permanecer vinculadas a este auxílio por um período temporário, sendo sua permanência avaliada pela equipe.

Os critérios para permanência no programa são: frequência nas oficinas oferecidas, nas formações e na entrega da cesta básica. A cada três faltas no mês não justificadas, a família é suspensa do programa e sujeita a uma nova avaliação técnica. O programa tem duração de seis meses podendo ser prorrogado por mais seis meses, conforme necessidade familiar e reavaliação técnica.

Os técnicos sociais referentes à execução deste programa são assistentes sociais, psicólogos e estagiários do Serviço Social. Através desta parceria da Paróquia Santa Clara com os núcleos de atendimento de assistência social – CRAS e SAFs – a execução do programa e acompanhamento das famílias dispõe de uma equipe técnica qualificada. A entrega das cestas básicas, formações e as oficinas de geração de renda acontecem nas comunidades pertencentes à Paróquia Santa Clara: Comunidade Cristo Rei, Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila Mapa), Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Pitinga), Comunidade Santo Antonio(Pda 16),  Comunidade Santa Clara(Pda 10) e Vila dos Herdeiros/Esmeralda.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do trabalho, todos os meses a Paróquia recebe em torno de 8500 kg de alimentos e sai aproximadamente 8300!

Você também é convidado a participar, fazendo a sua doação:

Banrisul (041) – Agência 0156.

Conta:068557650-4

CNPJ: 92858000/0204-13

Contatos:

Telefone da Paróquia: 51. 3319.5875

Endereço: Av. João de Oliveira Remião, 4444 – Lomba do Pinheiro – Porto Alegre/RS