DSC_2052A Paróquia Santa Clara foi instalada no dia oito de novembro de 1992. Santa Clara foi escolhida a padroeira da paróquia por dois motivos. No ano de fundação da paróquia, a Igreja, de modo especial, as clarissas, as franciscanas e os franciscanos celebravam os 800 anos do nascimento da santa. O ouro motivo está ligado ao fato dos freis franciscanos e das irmãs franciscanas de Nossa Senhora Aparecida estarem a serviço do povo da Lomba do Pinheiro.

Os freis franciscanos estão presentes na Lomba do Pinheiro desde 1971. A finalidade da presença dos mesmos estava vinculada ao atendimento dos migrantes provindos de várias regiões rurais do Estado. Este serviço tinha um cunho religioso e social.  Este no sentido de organizar o povo em associações de moradores para estas reivindicassem água, luz, escolas, postos de saúde, transporte coletivo. Aquele em vista de atividades religiosas a serviço dos fiéis católicos.

DSC_1945Hoje os freis franciscanos e as irmãs franciscanas de Nossa Senhora Aparecida continuam servndor o povo da Lomba do Pinheiro no sentido religioso e social. A paróquia Santa Clara é constituída por 14 comunidades eclesiais ou igrejas. Todas recebem o atendimento religioso. O trabalho de solidariedade é prestado através do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente que acolhe, em três unidades, crianças, adolescentes, jovens com trabalho sócio-educativo e com cursos de informática, de customização, de culinária e outras atividades.