DSC_2031A paróquia Santa Clara viabiliza a solidariedade através da pastoral da Criança, da Pastoral da Saúde na sua dimensão fitoterápica e do Mutirão contra a Fome.

O Mutirão contra a Fome é realizado em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente. Este projeto visa ser um suporte temporário de auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social, levado em consideração que o alimento é garantia básica à dignidade humana. Atualmente o projeto atende 360 família de forma contínua e aproximadamente 60 famílias em situação emergencial. O projeto é destinado para famílias com crianças, idosos, portadores de limitações físicas ou mentais, que estejam vulneráveis por falta de emprego, de acesso aos direitos sociais e políticas publicas.

A seleção das famílias é feita a partir de entrevistas e visitas. As famílias selecionadas participam de encontros de formação (reuniões mensais) com temas relacionados às suas necessidades conforme observações de inclusão.
DSCF2941No decorrer do acompanhamento a equipe envolvida (voluntários, psicólogos e assistentes sociais) busca articular possibilidades externas de inserção no mercado de trabalho e acesso aos direitos. Além disso, são oferecidas oficinas de panificação, de artesanato e de produtos de limpeza ecológicos. Um grupo está sendo preparado para organizar horta comunitária.